About

PV Logo Quadrado

 

A Pássaro Vago é uma plataforma e editora de música, um colectivo de artistas, músicos e dj’s.

Contactos:
passarovago@gmail.com

https://www.facebook.com/PassaroVago
http://passarovago.bandcamp.com

________

História:

Fundada no início de 2014, a Pássaro Vago teve a sua génese ideológica em meados de 2012 quando Luís Formiga, então na procura de uma linguagem para um projecto se deparou com a necessidade de reunir um conjunto de músicos, músicos estes que se haviam então cruzado quer em diferentes projectos, concertos ou socialmente, com objectivos coincidentes.
Assentava então, na ideia de que conjuntamente se poderia não só elevar o acto da criação, como fomentar a co-criação e co-participação e fazer desse mesmo conceito a base para um colectivo, esta sinergia seria fisicamente instalada através de uma editora que serviria os interesses comuns dos artistas envolvidos, assim como plataforma de lançamento e agrupamento de material artístico e musical .
Para dar início ao projecto Luís convida Rui Veiga que com os seus projectos e experiência prévia veio ajudar a criar uma estrutura.
A Pássaro Vago tem então sido erigida numa base DIY (do-it-yourself) sendo que todo o trabalho: Edições, sites, design têm até então, sido desenvolvidos pelos elementos fundadores e com a ajuda de alguns colaboradores.
Sem fins lucrativos, todos os fundos que a PV conseguiu reunir, foram investidos na obra e consequente divulgação dos artistas do colectivo

________

Objectivos:

A PV podendo ser uma “casa” ou um ponto de passagem para patamares mais elevados no percurso dos artistas, tem como objectivo a ajuda e promoção de artistas e músicos, sendo que a PV considera que estes possuem um trabalho que constitui uma mais valia cultural no contexto social em que se inserem.
Contribuindo assim para a facilitação de espaços de trabalho, gravações, agenciamento, design, imagem, edição e divulgação da obra dos mesmos permitindo que estas tenham um alcance maior, e assim, ir documentando historicamente através das suas edições.
A Pássaro Vago foi fundada sem fins lucrativos, sendo todos os fundos investidos na obra e consequente divulgação dos artistas do colectivo.
Uma das principais características da PV consiste em fomentar dinâmicas de cooperação, ligação de diferentes sinergias, permitindo o agrupamento de diferentes artistas, proporcionando intercâmbios e assim a “valorização” da obra através da colaboração.

________

Organização:

Luís Formiga
Arquitecto e Psicólogo de formação, está ligado à música desde tenra idade, inserido em projectos como músico multi instrumentista, compositor e letrista, fez parte de inúmeros projectos como Flu Lump, Umbigo, Deep, Neverstand, This Potatoe, Collant e mais tarde com o seu projecto homónimo.
Ao longo dos últimos anos tem desenvolvido investigação, relacionando as áreas de arquitectura, matemática e música formulando um algoritmo que faz a transformação de arquitectura em música e vice-versa.
Artista multidisciplinar, é o responsável pela imagem, comunicação e design da Pássaro Vago. Desde o início da formação do colectivo tem assumido a Direcção de Produção dos diversos eventos.
www.luisformiga.com

Rui Veiga
Engenheiro Civil de formação, Rui Veiga é Músico, DJ e Produtor. Começou por animar as noites de Coimbra através dos colectivos Anca Soundsystem, Groove Unit e Rádio Bambaataa este, responsável por um programa com mesmo nome, na Rádio Universidade de Coimbra e residência durante vários anos no reconhecido Quebra Costas em Coimbra. De 2006 a 2010 foi realizador/locutor do programa sobre a história do Jazz “Jazzteca” e assume em 2007 a vice-presidência do Jazz ao Centro Clube até ano de 2009. Foi ainda locutor e realizador do programa de rádio de músicas do mundo, Artesanato Sonoro. No momento é uma das caras da editora de música independente Pássaro Vago, sendo mentor dos projectos de música electrónica OU e Caloriouz tendo também sido membro do extinto trio de jazz experimental Nat Collective. Como Dj é uma dos elementos dos projectos Jazzwalkers e Colorau Som Sistema, o qual já teve actuações em várias cidades europeias como Londres e Barcelona.Em 2015 foi director artístico do Festival Pauta Jazz e do Urban Art Fest ambos na cidade de Águeda. A partir de 2014 faz acontecer com a Pássaro Vago o festival de música experimental e improvisada em Aveiro – MEIA, sendo o director artístico deste.
http://www.mixcloud.com/RuiVeiga/